quarta-feira, outubro 06, 2010

Perguntas sem sentido merecem respostas lógicas? !

 

Entre tantas histórias que escuto no dia a dia do salão, esta foi a ‘melhor da semana’.

Uma cliente assídua/antiga esteve no salão para fazer sua costumeira manutenção nos cabelos, e contou que seu namorado acabara de descobrir que ela usava alongamento.
Fala sério, após dois anos de namoro! Mas, tudo bem! Podemos esperar isso dos homens, se eles esquecem até a data de aniversário de namoro.

Ao explicar para ele, como era feito o processo, a primeira pergunta dele foi, como esperada, a mais comum, e pior de todas: ...”e pode lavar”?

Quem usa alongamento sabe que ‘essa’ é a pergunta mais inconveniente, chata e, clássica. Por isso, odiamos respondê-la, mais, respondemos: “Sim! Claro que pode, normalmente”.

Mas, para falar a verdade, a vontade que dá, é dizer que não! Que ficamos os três longos meses, que dura o alongamento, até a manutenção sem lavar. Aliás, eu até pergunto: - “Não está sentido ‘um cheiro’ ruim”?

Outras respostas boas são : -“Sim, lavo, tiro a noite, coloco de molho, lavo com ‘sabão e pó’ e depois volto a colocar pela manhã”! Não, não, mil vezes... não!

Pois isso seria peruca, que não é!

Brincadeira gente! Só me resta rir e, explicar melhor, com toda a delicadeza que cabe a mim, profissional especializada em fazer alongamentos de todos os tipos.

Resposta séria: Quando usamos alongamento (falo ‘usamos, por que eu uso e, sou viciada neles), acrescentamos ‘cabelos naturais’ de outra pessoa, ao nosso.Então, é necessário lavar ‘até mais’. Não digo ‘mais vezes’ e sim, utilizando mais produtos’, e a cada 3 dias. Usamos shampoo anti-caspa, se precisar, anti-resíduo e qualquer outro de nossa escolha. Ao lavar passamos ‘no mínimo’ 100 ml e, não uma porção mínima, como a quantidade de uma moedinha de um real, (é assim que ensinam os professores, nas escolas de cabeleireiros), ou seja nada de economizar no shampoo.

E, devemos repetir o feito por ‘três vezes’ no mínimo, e sempre massageando muito bem, o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Na raiz, um tônico capilar, como o da Tricofort, que eu utilizo e que considero o mais apropriado, limpando até as áreas mais delicadas e pouco acessíveis, além de auxiliar no crescimento do cabelo natural. Depois, o condicionador evitando tocar a raiz, para evitar a oleosidade e, por ultimo, um creme para pentear. No caso do cabelo cacheado, eu recomendo um ativador de cachos. Fica lindo, tratado e com aparência saudável.

“Sempre digo às minhas clientes, que lavar um cabelo alongado é ‘quase’ um ritual, mas, vale apena.”

E dou um ‘recadinho’ às grandes marcas de shampoo: “Não nos ignorem, por favor!

Desenvolvam embalagens maiors de shampoo e, se possível, específicos para as nossas ‘longas madeixas’ (eu posso ajudar). Somos consumidoras potenciais, muito mais, do que quem não usa alongamento”.

Sem falar, que é obrigatório fazer hidratação todas as semanas, pois o cabelo alongado, não tem onde buscar vitaminas naturais. Precisamos auxiliar este processo, artificialmente.

E um recadinho para os namorados, amigos e curiosos: “Por favor, não nos olhem com cara de nojo’, ao descobrirem que usamos alongamento. Nós lavamos o cabelo, sempre!
Muito mais, do que quem ‘faz escova’ a cada 15 dias”!

Foi um desabafo, ufa!!!

Chris Oliveira

Cia. das Tranças
http://www.ciadastrancas.com.br/


*revisão de texto Sônia Nascimento

12 comentários:

  1. Anônimo5:24 AM

    Você é muito delicada, além de divertida.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua postagem, um tapa de luva de pelica pra quem serviu.

    ResponderExcluir
  3. kk..Adorei a sua resposta. Foi um belo desabafo, e digo mais quero fazer parte dos times de alogados. Espero que responda o email que te mandei em breve. beijos.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos fazer expandir os novos e ao mesmo tempo arcaicos hábitos de beleza do negro e também do povo brasileiro, completo e misturado!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:55 AM

    Ri de mais com o texto, adorei!!!
    Chris, como você escreve bem, melhor que muitas colunistas jornalistas por aí, vou acompanhar o blog e divulgar.
    Beijosss
    Ivy

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber... quantos centimetros as faixas devem ser colocadas, tenho duas . e qual o local correto na cabeça, na altura da orelha?
    Aguardo retorno.
    Abraço o brigada.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:56 PM

    uma bobeira...mais engraçado,homens só eles mesmo!!!amei o blog,"Parabéns Chris",tudo de bom!
    BjOs

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:24 AM

    adorei o depoimento!!!! fantastico que DEUS CONTINUE TE DANDO MUITOS SUCESSOS PELA FRENTE
    JULIANA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9:10 AM

    Wanda Nick Adorei seu depoimento acho que dessa vez resolvi meu problema com meus cabelo que sao alisados e pintados e mesmo depois de tratamento semanal por doi anos consecutivos esta em queda. beijos wandanick@hotmail.com

    ResponderExcluir

Então!!! Comente aqui o que achou dos textos e me dê sua opnião por favor dicas de assuntos que acha legal escrever, sabe esses lendas urbanas sobre nossos cabelos lindos e crespos. Meu muito obrigada.