terça-feira, novembro 21, 2017

CHOREI...SOU NEGRA!

Cerca de 4 anos estava eu em um curso de empreendedorismo, amando o curso e me saindo bem, sem nem pensar na questão racial, não vi ali abertura para isso, seguia o corre corre do curso e ao final eu estava super feliz e o professor nos pediu para falar um pouco sobre nossos trabalhos apresentados.
Cada grupo tinha sua pontuação e o meu tinha ficado em segundo lugar de uns 12 grupos...eeee que legal!
Uma mulher agora tenho que citar "branca", ia falar antes de mim, o o grupo dela ficou em terceiro lugar e ai veio a grande merda!
Ela disse que o trabalho que ela fez foi duro, suado, sofrido, que nunca mais na vida faria na vida isso, que se sentiu burra e que na verdade fez um " serviço de preto".
MINHA CABEÇA GIROU E PENSEI...Deus me leva!
DOI ATÉ HOJE LEMBRAR DISSO!!!
Na hora notei que eu era a única negra da turma de umas 30 pessoas, imediatamente virei o foco, juro todos me olharam e um olhar de pena , maldito e a dor foi fatal.
A louca estava na minha frente e ainda virou e disse...Ai me perdoa Chris ( com voz de choro) e respondi firme e forte:
EU NÃO...NÃO GOSTEI! RIDICULO O QUE O VOCÊ ACABA DE DIZER!
A sala ficou em silencio e ela começou a chorar...lagrimas de crocodilo!!!
Na hora gente veio uma força do além em mim e fiquei altiva e de cabeça erguida, o pior era que eu fui próxima a falar com mais firmeza, escutando o choro de merda dela eu falei.
- BOM PARA QUEM NÃO SABE EU SOU NEGRA, PARA QUEM NÃO NOTOU AINDA EU FIQUE EM SEGUNDO LUGAR E DIFERENTE DE ALGUMAS PESSOAS BRANCAS EU NÃO PRECISEI FAZER ESFORÇO PARA DAR CERTO, EU AGI COM INTELIGENCIA, CRIATIVIDA E VENCI, MESMO SENDO NEGRA!
O primeiro lugar falou e o curso acabou.
Meus colegas de curso vieram me acercar no final e eu não aceitei nenhum abraço, e comecei a falar alto e forte...PAREM COM ISSO ESTOU BEM, NÃO QUERO ABRAÇOS, NÃO QUERO PENA , NÃO SOU EU A COITADA AQUI!!!
Ela ainda tentou me pedir desculpas e eu nem quis olhar na cara dela pedi para que por favor não se aproximasse de mim.
Fui pra minha casa, entrei no banho e CHOREI, CHOREI, GRITEI, CHOREI como nunca na vida...nossa ainda dói enquanto escrevo, ainda me vem lagrimas de lembrar da minha dor.
Dor por tentar ser igual, fazer as coisas certas e ainda ser lembrada, ser foco e não pelo bem que fiz e sim por minha diferença de cor.
Eu gritava no banheiro....SIM EU SOU NEGRA PORRA!
Sou muito boa no que faço eu sei, me esforço para conhecer mais e ajudar meu negocio, me destaquei no curso pelo meu profissionalismo e vem uma idiota falar que trabalhar duro é TRABALHAR COMO NEGRO! E que nunca mais vai fazer isso....ainda olha pra mim e se desculpa, deixando claro que sabia que eu estava ali e que sou negra.
Falou depois para o professor que errou mais que usa essa fala como algo normal no dia a dia e não sabia que podia me ofender com isso e que não foi a intenção dela.
" Fala comum do dia a dia" = Racismo comum do dia a dia.
Que merda...eu só queria estudar e não me posicionar como coitada que não sou, não ser vista como a negra da sala e sim a profissional e aluna que aprendeu e vai levar o conhecimento pra vida.
CHOREI, CHOREI E CHOREI...
Ainda tem pessoas dizendo que fazemos mimimi, que seja! Ser negra é sempre luta!
Sigo na minha CONSCIENCIA NEGRA!
PS. NÃO TEM CONSCIENCIA DE TODAS AS CORES, NÃO!
Chris Oliveira
20/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então!!! Comente aqui o que achou dos textos e me dê sua opnião por favor dicas de assuntos que acha legal escrever, sabe esses lendas urbanas sobre nossos cabelos lindos e crespos. Meu muito obrigada.