sexta-feira, junho 15, 2012

Lavando o cabelo Afro

por Chris Oliveira


Faz duas semanas que as organizadoras desse maravilhoso portal têm cobrado meu texto sobre beleza e demorei um pouco confesso, por um motivo ótimo: agenda cheia! E com isto também, fiquei pensando por onde começar essa coluna de forma que as pessoas entendam cada uma das histórias.
Bem, resolvi voltar um pouco no tempo e contar um pouco da minha história a partir da infância, ou melhor, da trajetória de meu cabelo. Curiosamente, estou certa de que muitas mulheres negras vão se identificar…
Vamos combinar assim: Uma história “A la Chris Oliveira” que conecta com as dicas que darei de cabelo e beleza.

Cabelo de toalha!

Ao sair do banho, depois que minha mãe me secava, eu colocava a tolha na cabeça e começava a dançar e jogar a toalha de um lado para o outro como se fosse meu cabelo. Imaginava um cabelão liso e longo. A sensação era muito boa: de realização. Por favor, não me julguem! Eu tinha apenas sete aninhos e para falar a verdade, a culpada, era a Marina – minha colega de sala na escolinha particular com aquele lindo cabelo liso que se movia com o vento. E como gostava muito dela, ela era uma referência para mim. Por sorte o tempo passou e claro, descobri que o meu cabelo com suas variações pode ser muito atraente e não necessariamente liso ou longo. E por provocar várias experiências com o meu cabelo e também de minhas clientes que gostaria de compartilhar com vocês.
Na hora de lavar o cabelo crespo:
Antes disso, mais um pacto entre nós meninas: Nunca mais chamem seu cabelo de RUIM, por favor.
Nossos cabelos são mais ressecados que os demais, devido à dificuldade dos lubrificantes naturais do couro cabeludo necessitam para vencer uma extensão muito grande de curvas, nunca atingindo as pontas dos fios.
Hoje em dia existem diversos produtos próprios para cabelos crespos. A começar pelo shampoo, que deve ser especifico para cabelos crespos ou cacheados. Descobri uma misturinha que funciona super bem: misture você mesma, condicionador e shampoo, formando um dois em um vai evitar embaraçar tanto.
Outra dica é ter potes grandes de hidratação sempre à mão na hora do banho e se puder fazer uma hidratação em todas as lavagens, melhor ainda. Uma forma bacana de fazer isso no banho é usando uma tolha de rosto.
Passe o produto de hidratação no banho mesmo, evite que o produto toque a raiz para não causar oleosidade, puxe em todo o comprimento dos fios e massageie bem. Depois, pegue uma toalha de banho e molhe na água bem quente do chuveiro, retire o excesso de água, torcendo-a e amarre (Olhe nossa toalha aí outra vez!). Termine seu banho tranquilamente, recomendo que fique no mínimo 5 minutos com á tolha amarrada na cabeça.
Tire a toalha e lave bem o cabelo com muita, muita água. Isto é sério e importante! Não deixe resíduos do produto. Respeite isso, produtos para hidratação não são para ser deixados no cabelo, devem ser retirados totalmente.
Bem, este foi o começo das dicas… Temos ainda muitas histórias e assuntos, mais vamos por partes!
Até a próxima.
Para saber mais sobre mim e sobre meu trabalho com cabelo e beleza afro conheça meu site www.ciadastrancas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então!!! Comente aqui o que achou dos textos e me dê sua opnião por favor dicas de assuntos que acha legal escrever, sabe esses lendas urbanas sobre nossos cabelos lindos e crespos. Meu muito obrigada.